Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

Todos os campos são obrigatórios

Fechar

Ter idade óssea é realmente um benefício para a criança esportista?

  • Home
  • Ter idade óssea é realmente um benefício para a criança esportista?
Ter idade óssea é realmente um benefício para a criança esportista?
icon
Ter idade óssea é realmente um benefício para a criança esportista?

A idade óssea é uma maneira de descrever o grau de maturação dos ossos de uma criança, a qual nem sempre é igual a sua idade cronológica, podendo representar um atraso ou um adianto no crescimento da criança, e pode influenciar na prática esportiva. Atualmente o uso de fórmulas ou ainda melhor, o uso de radiografias de punho e mão das crianças, auxiliam na definição da idade óssea.

Dentro de um processo seletivo no qual o foco está dentro das capacidades físicas, em especial a força, ou que onde as somas dessas capacidades sejam cruciais para a resolução do problema, as crianças mais desenvolvidas levam vantagens e serão as “escolhidas”. Porém, se sabe que as crianças tardias, por terem um processo mais lento, demorarão mais para chegar a puberdade e ao pico de crescimento, mantendo uma janela de aprendizado mais duradoura do que a dos acelerados.

Quando comparamos os sexos, a literatura ressalta que o relógio biológico feminino é mais acelerado que o dos meninos, assim, elas alcançam a puberdade mais cedo do que eles e tendem a ter uma idade óssea mais avançada no início da adolescencia.

Porém se sabe que o período púbere diferencia os sexos, quando os meninos começam a ter um aumento de produção do hormônio testosterona causando o aumento expressivo da força muscular e as meninas o aumento da produção do hormônio estradiol que causa o acúmulo de massa gorda em algumas regiões do corpo e é um dos responsáveis pela menarca ( primeiro fluxo mestrual). Logo, as meninas por serem mais avançadas, estariam na frente, no que corresponde a força, porém pelo acúmulo de gordura teriam um decréscimo no que corresponde ao transporte do corpo em velocidade, justificando o fato de que mesmo com a média superior na idade óssea, têm pior desempenho na agilidade.

Podemos afirmar que identificar a fase em que a criança ou adolescente se encontra, dentro do processo maturacional, é uma importante ferramenta, eu a utilizo com meus pacientes e oriento ativamente o início da prática esportiva, diminuindo erros e acelerando o processo de desenvolvimento e longevidade.

Fields marked with an * are required
  • Compartilhe