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Orientação esportiva nas diferentes fases da infância e adolescência

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Orientação esportiva nas diferentes fases da infância e adolescência
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Orientação esportiva nas diferentes fases da infância e adolescência

Atividade física regular é ótimo para crianças em qualquer idade. A participação em modalidades esportivas específicas, devem ser encorajadas e ajudam as crianças no seu desenvolvimento físico. No entanto, estas modalidades devem ser escolhidas, de acordo com a fase de desenvolvimento de cada criança, pois a inscrição em modalidades incompatíveis pode levar a frustração e abandono precoce do esporte. Pretendo aqui, com minha experiência profissional, trazer aos pais e educadores físicos, dados da literatura científica, sobre as diferentes fases da infância, com suas limitações e habilidades, desenvolvidas ou consolidadas, em cada fase, e ainda, sugestões de atividades para cada etapa da infância ou adolescência.

Para prever a aptidão física em cada uma das fases da infância deve-se levar em conta a avaliação cognitiva, social e o desenvolvimento motor individual de cada criança, que vão determinar as suas habilidades, e preencher os requisitos de cada modalidade. Além disso, com pequenas modificações nas atividades esportivas, podemos ajustar uma modalidade a fase de desenvolvimento em que a criança esta vivendo, como por exemplo, o uso de equipamentos de segurança, mudança de posições frequentes, durações mais curtas e foco na diversão.

Primeira infância ou Pré escolares (dos dois aos cinco anos)

Nesta fase a composição corporal muda drasticamente, existe um aumento gradual de gordura e massa magra. No entanto, devido a um consumo calórico menor e um gasto energético maior dos três aos seis anos existe um queda na porcentagem de gordura corporal. A Idade pré escolar é marcada por aprimoramento da marcha e habilidades motoras específicas, as pernas das crianças se tornam mais retas, perdendo a forma arqueada. Desta forma, o comprimento dos passos das crianças aumentam e elas desenvolvem um padrão de corrida mais maduro. Neste grupo, o equilíbrio é limitado, pois elas estão começando a integrar os sistemas de visão, vestibular e propriocepção. Além disso, os pré escolares tem intervalos de atenção pequenos e limitados. Eles aprendem melhor com atividades egocêntricas e com pistas visuais e auditivas. Devemos dar ênfase para as atividades que incluam habilidades fundamentais, como correr, arremessar, pegar e dar cambalhotas. As atividades precisam enfatizar a diversão, o explorar e o experimentar. A competição deve ser evitada nesta fase.

Metade da infância (dos seis aos nove anos)

O crescimento nesta fase não é tão rápido, a capacidade aeróbia e anaeróbia se desenvolvem lentamente. Muitas crianças irão atingir maturidade nas habilidades motoras fundamentais e melhorarão suas posturas e equilíbrio. Inicia-se o aprendizado em habilidades de transição, que são habilidades fundamentais com combinações ou variações (por exemplo: arremesso a distância). O intervalo de atenção permanece curto, portanto as modalidades devem enfatizar as habilidades fundamentais e encorajar as habilidades de transição. A regras devem ser flexíveis, com tempos de instrução reduzidos e iniciar pequenas competições. As modalidades apropriadas para esta fase seriam o futebol e o basquete para iniciantes, natação, artes marciais, bicicleta e esportes de raquete como o tênis.

Infância tardia (dos dez aos doze anos)

Nesta fase, as meninas são mais altas e pesadas do que os meninos, por causa da puberdade que aparecem primeiro para elas. A força começa a divergir, mas ainda com diferenças pequenas. Meninos e meninas são capazes de competir nesta fase tranquilamente. As habilidades de transição melhoram e muitas crianças são capazes de executar habilidades motoras complexas. As crianças estão prontas para aprender estratégias e brincadeiras complexas. Os pais e treinadores devem continuar encorajando o desenvolvimento de habilidades com ênfase nas estratégias e táticas. Modalidades em grupo são bem apropriadas para estas idades, como o futebol, basquete, vôlei, entre outras.

Pré adolescência (dos treze aos quinze anos)

O crescimento nesta fase é marcante. O aumento de massa muscular, força muscular e capacidade cardiopulmonar está no auge. As meninas tem a tendência de acumular gordura em porcentagem maior que os meninos com a chegada da puberdade, enquanto que os meninos, experimentam um aumento de força muscular maior que as meninas. Nesta fase, os pré adolescentes irão sofrer uma perda na coordenação, equilíbrio e flexibilidade. A chegada da puberdade irá variar entre os indivíduos, afetando a performance esportiva. Meninos que atingem a maturidade precocemente serão mais altos, fortes e com massa muscular maior, podendo participar de modalidades como basquete, futebol, atividades em campos e pistas que enfatizam essas qualidades. Meninas que atingem a maturidade tardiamente apresentarão ombros e quadris estreitos, encaixando perfeitamente em esportes como ginástica.

Adolescência (dos dezesseis aos dezoito anos)

Os meninos seguem com aumento de força, velocidade e tamanho, porém, em uma taxa menor. As meninas continuam acumulando gordura. Força muscular e capacidade aeróbia irão aumentar na fase adulta. Aqueles que atingiram a maturidade tardiamente, costumam ser mais leves, porem não muito fortes. Todos os esportes são apropriados nesta fase, mas o participantes normalmente escolherão as modalidades que lhes agrada e que são bons. Qualquer modalidade esportiva deve oferecer a oportunidade de desenvolver independência, identificação com um grupo de pessoas e aumento na interação social. Experiências positivas no esporte devem cursar um longo caminho na manutenção do exercício e na participação de atividades físicas durante a fase adulta.

Concluo que a participação de crianças e adolescentes no esporte, deve ser ajustada de acordo com o desenvolvimento de cada indivíduo para que a pratica de atividade física seja prazerosa e segura. As crianças devem ser apresentadas às diversas modalidades esportivas que existem, e a especialização precoce em uma determinada atividade, deve ser evitada, para afastar problemas como as lesões por “overuse” e deixar que a criança desenvolva suas habilidades com naturalidade e mais tarde, defina qual a modalidade que mais lhe agrada e que melhor domine. É de grande importância que a criança se divirta durante a pratica esportiva. Através de experiências positivas, as crianças e adolescentes irão desenvolver interesse pela atividade física, assim como desenvolver suas habilidades, provendo de forma natural um interesse de longa data pelas atividades físicas, alcançando longevidade e muita saúde.ativamente o início da prática esportiva, diminuindo erros e acelerando o processo de desenvolvimento e longevidade.

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