Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

Todos os campos são obrigatórios

Fechar

Baropodometria Computadorizada

Estamos equipados com o mais preciso dos equipamentos utilizados em grandes centros e clubes europeus, desenvolvido para analisar os pontos máximos de pressão plantar tanto nos movimentos da marcha (durante o andar) quanto na posição estática (quando o indivíduo está parado).

Trata-se de uma plataforma eletrônica com o sistema freeStep da marca italiana Sensor Medica que possui sensores resistivos barosensíveis. Essa plataforma possui a mais alta concepção tecnológica e junto a um software especifico, consegue analisar de maneira especifica as imagens coloridas projetadas no computador, bem como os dados estatísticos para analise profissional necessária a ser realizado um diagnóstico.

A Baropodometria Computadorizada permite que o fisioterapeuta realize uma avaliação biomecânica individualizada, tendo acesso as variáveis como o tempo e distribuição de contato do pé com o solo, tipos de pés, pressões máximas e medidas estabilométricas, que são de extrema importância tanto na determinação da escolha do tipo de palmilha, como na fabricação da mesma.

Realizamos um laudo com dados estatísticos, documentando detalhadamente os planos biomecânicos e todas as informações para que se estabeleça um diagnóstico dos desequilíbrios do aparelho locomotor.

Paralelamente à avaliação da biomecânica dos pés, realizamos uma completa avaliação clínica dos sinais e sintomas do paciente, para que as especificações técnicas das palmilhas sejam as mais personalizadas possíveis, obtendo-se desta maneira melhores resultados funcionais e maior conforto.

baropodometria_institutodrclinic_002

A Baropodometria tem como objetivos:

▪ Identificar os tipos de pés (cavo, plano ou normal) e tipos de pisada (supinada, pronada ou neutra);
▪ Identificar os picos de pressão plantar e tempo de contato com o solo durante a marcha;
▪ Identificar as rotações de quadris e o deslocamento do centro de gravidade do corpo e dos membros inferiores individualmente,
▪ Identificar as áreas de maior risco para o pé;
▪ Identificar as alterações biomecânicas das articulações dos pés, tornozelos, joelhos, quadris e coluna vertebral;
▪ Analisar a dinâmica da marcha bem como a distribuição das cargas de pressão durante as fases do passo;
▪ Verificar a postura do indivíduo na posição estática, bem como as disfunções funcionais do equilíbrio e estabilidade postural;
▪ Promover dados para que o fisioterapeuta oriente com precisão as melhores opções de calçados existentes no mercado esportivo;
▪ Auxiliar na prescrição e confecção de palmilhas posturais e ou esportivas personalizadas.

O equipamento do vídeo chama FlexInFit Baropodometria em palmilhas sensorizadas, permite uma avaliação funcional da biomecânica do movimento

Utilizamos materiais de altíssima qualidade para confeccionar as palmilhas com diferentes espessuras de E.V.A. (etil vinil acetato) e poliuretano, proporcionando maior conforto e bem estar para seus pés.

As peças de correção são confeccionadas artesanalmente, sob medida de acordo com a indicação e a anatomia do pé do paciente. Não trabalhamos com peças pré-fabricadas e todo o processo é confeccionado e moldado na hora do atendimento.

Seu material de alta tecnologia permite que a palmilha seja moldada aos pés após um processo de termocolagem, o que permite um perfeito contato da planta do pé com o solo estimulando os neuroceptores existentes favorecendo a estabilidade e distribuindo a força de pressão por todo o pé reprogramando a postura.

Essas palmilhas podem ser usadas por todos, crianças, adultos, idosos, praticantes de atividade física, diabéticos, em diferentes tipos de calçados.

O tratamento apresenta um resultado seguro e de curto prazo, com um custo acessível.

Palmilhas Esportivas

As características que diferem este tipo de palmilha são os componentes de absorção de impacto posicionado no retro pé sob o calcanhar e também um elemento de propulsão da marcha ou corrida, posicionado no ante pé sob as cabeças dos metatarsos e dos artelhos.

Apresentam diferentes volumes, densidades e elementos que variam de acordo com a modalidade esportiva (corrida, futebol, basquete, vôlei, tênis e caminhada) a fim de obter melhor performance especifica para cada esporte e prevenir futuras lesões.

Palmilhas Posturais

Apresentam uma espessura reduzida para que seja utilizada em qualquer tipo de calçado (sapatos, sandálias ou tênis).
Proporcionam diminuição do impacto, aumento do conforto e promovem a correção das disfunções estruturais dos pés, pernas e colunas.
Suas indicações compreendem correções dos tipos de pés (plano, cavo, desvios de calcâneo) e disfunções como esporão de calcâneo, fascíte plantar, tendinites, metatarsalgias, neuroma de Morton, fratura por estresse, perna curta, entre outros.
Tem como objetivo reorganizar o aumento das pronações ou supinações que podem originar compensações e consequentemente dor e disfunções nas regiões da coluna, quadril, joelhos e tornozelos.

São realizadas reavaliações periódicas no baropodômetro para acompanhar o tratamento com o uso de palmilhas conforme necessidade do paciente.

Podoposturologia

Técnica (francesa) européia que tem como conceito a avaliação e o tratamento dos desvios posturais através de estímulos neurológicos e mecânicos através do uso de palmilha.
Atualmente a podoposturologia vem se aperfeiçoando dentro do contexto da medicina esportiva devido aos eficientes resultados com a utilização em atletas de alto nível e praticantes de atividade física.

A podoposturologia é uma técnica francesa que tem como conceito a avaliação e o tratamento dos desvios posturais através de estímulos neurológicos e mecânicos.

Possui uma abordagem preventiva, terapêutica e integra as relações entre os pés e suas influencias na postura (estabilidade) e nos movimentos do corpo, sejam nas atividades de vida diária ou na pratica esportiva.

Utiliza as informações ascendentes (vindas das plantas dos pés) para diagnosticar e tratar alterações como tipos de pés, de pisada, desvios posturais e dores no sistema locomotor, como região lombar, quadril e joelhos.

Para tanto preconiza a realização do exame de baropodometria popularmente conhecida como “teste da pisada” que irá determinar o tipo de pé e desvios posturais e consequentemente a confecção de palmilhas proprioceptivas, que fará a correção e ou prevenção necessária.

As palmilhas são individualizadas, constituídas de elementos específicos que ativam o sistema proprioceptivo e estimulam a reação do fuso neuromuscular, que por sua vez promoverá os ajustes biomecânicos necessários para o controle motor integrado.

Padrões de Resposta Baropodométrica

baropodometria_institutodrclinic_001

ZIMMER, G.C. Análise dos padrões pressóricos encontrados nos exames de baropodometria. Blumenau, 2003.17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) Curso de Fisioterapia. Universidade Reginonal de Blumenau.

Agende sua consulta

icon

WhatsApp chat