Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

Todos os campos são obrigatórios

Fechar

Lesões Ligamentares

Por: DR. MIGUEL BOVO

No joelho encontramos os ligamentos cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP), ligamento colateral medial (LCM) e o compartimento póstero-lateral ( CPL), formado pelos ligamentos colateral lateral [LCL], tendão poplíteo e poplíteo-fibular. Os ligamentos são considerados estabilizadores primários do joelho e sua lesão pode levar a instabilidade e disfunção.

A lesão ligamentar normalmente está relacionada a traumas, podendo ser direto (por exemplo acidente com autos ou motos) ou mecanismos rotacionais, evoluindo com dor, aumento de volume, episódios de “falseio” e  pode estar associada a lesão meniscal ou de múltiplos ligamentos. Os ligamentos mais lesados são o LCA e o LCM.

 

Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Confere instabilidade rotacional e impede o deslocamento anterior da tíbia, porém normalmente não apresenta regeneração após sua lesão, e caso ocorra, não restabelece a tensão prévia, mantendo a instabilidade, e na grande maioria dos casos o tratamento cirúrgico é o mais indicado.

 

Ligamento Colateral Medial (LCL)

É responsável pela estabilidade medial do joelho, impedindo a abertura em valgo e se regenera muito bem, mantendo boa estabilidade, por esse motivo na maioria dos casos é realizado o tratamento conservador, com imobilizações funcionais e reabilitação, porém em alguns casos são necessários o tratamento cirúrgico.

 

Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

Esse ligamento impede a translação posterior da tíbia e também funciona como o pivô central do joelho, quando lesado também pode apresentar cicatrização ineficiente, porém em casos de lesão isolada ou parcial desse ligamento, o tratamento conservador tem bom resultado, caso contrário será necessário o tratamento cirúrgico.

 

Compartimento Póstero Lateral (CPL)

Esse conjunto de estruturas realiza a estabilização rotacional póstero-lateral e impede a abertura em varo do joelho e normalmente a lesão desse complexo está associada a lesão de outros ligamentos, principalmente os ligamentos cruzados, e geram grande instabilidade, sendo de iminente tratamento cirúrgico.

Sempre procure um especialista em cirurgia do joelho para melhor orientação e tratamento.

Agende sua consulta

icon

WhatsApp chat