Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

Todos os campos são obrigatórios

Fechar

Artroplastia do Quadril (Próteses)

POR: DR. RENATO RODRIGUES PEREIRA

O QUE É ARTROPLASTIA DO QUADRIL?

Tratamento cirúrgico no qual a articulação do quadril é substituída por uma prótese metálica. É uma cirurgia que traz muitos benefícios aos paciente e apresenta grande índice de satisfação entre os pacientes.

OBJETIVOS

Melhora da dor, da mobilidade articular e da função do membro.

INDICAÇÕES

Indicados para os casos de osteoartrose, ou seja, desgaste avançado da articulação do quadril que pode ser ocasionado por traumas, mal formações congênitas, necrose avascular da cabeça do fêmur, infecção e doenças reumatológicas.

PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL SEM CIMENTO EM QUADRIL COM ARTROSE.

PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA
TOTAL DE QUADRIL SEM CIMENTO
EM QUADRIL COM ARTROSE.

PONTE CIRÚRGICO

Considerada uma cirurgia de grande porte, onde é imprescindível uma avaliação pré operatória e pré anestésica rigorosa para se minimizar os risco. O período de internação varia de 3 a 5 dias. A incisão cirúrgica é de aproximadamente 10 cm. Em alguns casos, se faz necessário acompanhamento pós operatório imediato em UTI (unidade de terapia intensiva) para controle mais rigoroso, assim como transfusões sangüíneas podem ser necessárias.

 

POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES

> Infecção
> Fratura intra-operatória
> Quebra do implante
> Trombose no pós operatório
> Luxação da prótese
> Desgaste ou soltura do implante
> Dismetria de membros (diferença de comprimento dos membros)

PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL CIMENTADA.

PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA
TOTAL DE QUADRIL CIMENTADA.

PÓS OPERATÓRIO

Depende do tipo de implante e do método de fixação do mesmo. Em geral, paciente permanece com uso de muletas ou andador com carga parcial no membro operado por um período de 3 a 6 semanas. O início da fisioterapia é imediato e se inicia no primeiro dia de pós operatório com exercícios de isometria, ganho de movimento articular e treino de marcha. Um programa de fortalecimento muscular e alongamentos deve ser incentivado para o resto da vida com o objetivo de preservação da prótese, aumentando a sua durabilidade. Medicamentos: anticoagulante faz-se necessário por um período aproximando de 30 dias para se prevenir a trombose dos membros, antibiótico de 7 a 10 dias para prevenção de infecção e analgésicos apenas se apresentar dor.

DÚVIDAS FREQUENTES

QUANDO DEVEMOS OPTAR PELO TRATAMENTO CIRÚRGICO DE PRÓTESE DE QUADRIL?

Costume dizer aos meus pacientes, que são eles mesmos quem vão me dizer quando devemos operar, ou seja, quando as dores se tornarem insuportáveis, extremamente limitantes e que comprometam atividades diárias simples, como por exemplo, se vestir, calçar um sapato, subir escadas ou andar. Outra indicação precisa para se realizar uma prótese, independente da dor do paciente, seria quando o estoque ósseo da bacia ou do fêmur apresentem sinais radiográficos evolutivos de perda óssea importante, pois podemos ter uma cirurgia complicada no futuro por falta de osso adequado para implantação da prótese.

PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL COM HASTE METAFISÁRIA SEM CIMENTO GUIADA POR NAVEGAÇÃO.

PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL COM HASTE METAFISÁRIA SEM CIMENTO GUIADA POR NAVEGAÇÃO.

QUANTO TEMPO DURA UMA PRÓTESE?

É impossível mensurar por quanto tempo uma prótese irá durar, no entanto pela experiência prática diária, podemos dizer que em média uma prótese bem implantada e com material de boa qualidade deve durar aproximadamente 20 anos. No entanto, já se comprovou casos em que as próteses duraram mais de 30 anos, assim como, próteses que tiveram que ser revisadas ou substituídas com período menor de 1 ano. Sabemos também que alguns cuidados e hábitos de vida saudável prolongam a vida das próteses, e portanto sempre aconselho meus pacientes de manterem um peso ideal (IMC < 30), praticar regularmente exercícios de alongamento e fortalecimento muscular global sob supervisão de algum profissional e evitar atividades de impacto, como corrida, futebol, volei, esportes radicais e outros.

A PRÓTESE IMPORTADA É MELHOR DO QUE A NACIONAL?

Apesar de termos poucos estudos comparando a eficácia destes dois tipos de implantes, a minha resposta para esta pergunta é sempre sim, as próteses importadas são melhores do que as nacionais. Para responder esta pergunta me baseio na literatura cientifica mundial, na qual as próteses importadas apresentam grandes e variados estudos, enquanto que os estudos com próteses nacionais são muito escassos. Além disso, as próteses importadas são fabricadas a muito mais tempo e contam com um tecnologia de ponta muito mais avançada.

Costumo fazer a seguinte pergunta aos meus paciente: “Qual carro é melhor, o nacional ou o importado?”

PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA PARCIAL DE QUADRIL CIMENTADA.

PÓS OPERATÓRIO DE ARTROPLASTIA
PARCIAL DE QUADRIL CIMENTADA.

QUAL A MELHOR PRÓTESE PARA MIM?

Dois conceitos devem ser discutidos quando elegemos uma prótese. O primeiro deles, é o conceito em relação a fixação da prótese, que pode ser cimentado ou sem cimento, a fixação cimentada é através do cimento ósseo que por expansão fixa a prótese no osso, já o método de fixação sem cimento ocorre em dois momentos, o momento imediato a colocação do implante sob pressão, denominado “press fit” e um segundo momento que ocorre por volta da sexta semana de pós operatório, no qual o osso do paciente se integra a porosidade do implante dando a fixação definitiva. O outro conceito que devemos abordar é o da superfície articular, que pode ser cerâmica-cerâmica, metal-metal, cerâmica-polietileno, metal-polietileno. Dados estes dois conceitos, podemos dizer que a tendência mundial para a escolha de uma prótese de quadril ideal, seria a prótese sem cimento com superfície cerâmica-cerâmica. No entanto, em alguns casos este tipo de implante não é a melhor escolha e deve ser discutido com o médico cirurgião.

Agende sua consulta

icon

WhatsApp chat