A prática de atividades físicas na infância traz inúmeros benefícios que protegem a saúde da criança ao longo de sua vida. O fortalecimento que o esporte proporciona, promove o desenvolvimento dos ossos, aumenta a densidade mineral óssea que age no crescimento, e com o estímulo oferecido aos músculos, o tornam fortes e resistentes.
Embora o esporte seja fonte de vida e saúde, sua prática deve estar ligada a disciplina e coerência. Deve ser prazeroso para a criança e sempre ser levado em conta, que se haverá sucesso ou não, na modalidade que escolheu, só o tempo comprovará. O treinamento precoce e intenso pode ser muito nocivo. O estresse causado pelo aumento na quantidade de atividade ou ainda, quando realizada sem preparo adequado, com o uso de calçados impróprios, em locais pequenos ou com pisos que não protegem o impacto, podem causar danos irreparáveis à coluna.
Todo treino deve ser planejado, com base na opinião de um médico especialista, e cuidados como a realização de exames específicos, análise da hidratação e avaliação do peso e a altura da criança nunca podem ser subestimados.
Já falamos, aqui no blog, em meu texto anterior, sobre problemas causados na coluna cervical, pela má postura e pelo uso inadequado do celular. Agora quero lembrar que todo o nosso corpo envelhece em um processo degenerativo natural, mas no caso da coluna, quando optamos por hábitos mais saudáveis, como o esporte e adotamos segurança nesta prática, podemos amenizar impactos e diminuir significativamente a chance de termos alguma complicação.
Então a dica de hoje é: incentivem desde cedo seu filho a praticar atividade física regularmente e promova o conhecimento entre todas as modalidades, para que ele escolha a que o faça mais feliz.
Seguindo estes cuidados os benefícios serão garantidos e seu filho estará preparado para assumir uma rotina mais saudável ao longo de toda a sua vida adulta.