Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

Todos os campos são obrigatórios

Fechar

Quando devemos nos preocupar com as dores lombares?

  • Home
  • Quando devemos nos preocupar com as dores lombares?
Quando devemos nos preocupar com as dores lombares?
icon
Quando devemos nos preocupar com as dores lombares?

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma doença que pode ocorrer em qualquer lugar ao longo da coluna (na região cervical, torácica ou lombar), mas geralmente ocorre na coluna lombar. Também chamada de abaulamento, protusão ou extrusão discal, é uma das causas mais comuns de dor lombar, assim como de dor irradiada para as pernas (dor ciática).

Sabe-se que 60% a 80% das pessoas irão ter dor lombar em algum momento de suas vidas. A maioria dessas pessoas vão apresentar melhora dos sintomas com apenas alguns dias, ou semanas, sem a necessidade de tratamento cirúrgico. Porém algumas delas terão as dores causadas por uma hérnia de disco.

A hérnia de disco começa quando o núcleo (parte gelatinosa do disco) se projeta contra o anulo fibroso (região externa e resistente do disco) devido ao desgate de repetição ou uma lesão súbita. Essa pressão contra o anulo fibroso pode causar dores lombares.

Se a pressão continua o núcleo deforma o anulo fibroso, formando uma protusão ou abaulamento que pode começar a pressionar a medula espinhal e as raízes nervosas. Isso também contribui, devido substâncias químicas irritantes, para a inflamação do nervo.

Quando uma raiz nervosa está inflamada, aparecem os sintomas de dor, dormência e/ou fraqueza na perna, condição conhecida como ciática.

O tratamento da hérnia de disco geralmente se inicia de forma conservadora concentrado em fornecer alívio da dor, através de repouso, antiinflamatórios e fisioterapia. Apenas uma pequena porcentagem de pacientes com hérnia de disco precisam de cirurgia. Esta pode ser realizada de diferentes formas dependendo do biotipo do paciente e das características da hérnia de disco.

Na presença dos sintomas é importante procurar um especialista em coluna que poderá conversar com você, sobre as vantagens e desvantagens do tratamento cirúrgico e não cirúrgico.

Fields marked with an * are required
  • Compartilhe