Ombro é uma região que compreende 04 articulações que conectam nosso tronco à nossas mãos. Através dessa região alcançamos nossos objetivos de forma confortável e eficaz.
Devido ao aumento da demanda das nossas mãos e braços, nossos ombros acabaram sendo sede de uma gama de patologias que dificultam nosso dia a dia.
Com o aumento da expectativa de vida e o aumento da atividade na terceira idade, essa região tornou-se sede de uma das mais comuns queixas nos consultórios ortopédicos.
A sobre carga do trabalho administrativo junto com altas taxas de sedentarismo colaboram para essa alta incidência.
Causas traumáticas, tanto em jovens ( acidentes automobilísticos e esportes de contato), como um idosos ( quedas), também influenciam nessa estatística.
Algumas Patologias
Tendinites e Bursites:
Queixa extremamente comum nos consultórios ortopédicos, as inflamações na região do ombro ( tendinites e bursites), sempre foram relacionadas a pacientes de sexta e sétima década de vida ( 50 e 60 anos).
Porém com o aumento da sobrecarga de trabalho administrativo associado a elevadas taxas de sedentarismo, essa patologia mudou seu perfil, atingindo cada vez uma população mais jovem, entre 20 e 30 anos.
Essa patologia se relaciona, principalmente e um desequilíbrio na musculatura responsável pelo movimento dos membros superiores.
Cabe ao profissional especialista identificar e tratar tais desequilíbrios, qualificar e quantificar possíveis lesões causadas pelo processo inflamatório crônico, muitas vezes, sendo necessário mudanças efetivas no estilo de vida do paciente, afim de que o mesmo possa continuar com suas funções laborais.
Artrose:
Artrose é uma patologia degenerativa que pode acometer qualquer articulação do corpo. Ela consiste na falha da cartilagem presente nas articulações. Com isso, o paciente passa a sentir dor e incapacidade na região da articulação acometida.
Nas articulações dos membros superiores, essa patologia costuma se apresentar de forma mais benigna, levando o paciente a ter uma boa convivência com essa situação.
Por não serem articulações de carga, a artrose nos membros superiores, apresentam uma evolução lenta que, com o tratamento adequado, o paciente possui uma boa qualidade de vida, mantendo a sua independência e realizando funções do dia a dia, de forma confortável, e muitas vezes sem limitações.
Nos casos mais severos, onde a patologia é resistente ao tratamento conservador, existe a opção do tratamento cirúrgico ( toalete artroscópico ou prótese)
Tanto o diagnóstico, como o tratamento, devem ser realizados pelo ortopedista especialista em ombro.
Instabilidades:
O ombro é capaz de levar nossa mão a praticamente todos os lugares, isso se dá principalmente por ter uma articulação (glero umeral) com enorme amplitude de movimento. Para que isso ocorra, é necessário que esta articulação tenha um complexo sistema ligamentar que permita essa grande amplitude, com estabilidade.
A falha desses ligamentos, pode levar a quadros de instabilidades articulares, eu clinicamente se apresentam com deslocamentos, fraquezas ou dor persistentes.
Esses casos devem ser identificados, através de histórico clínico, exames físicos e exames de imagens complementares, e também, com base nos conhecimentos dos ortopedistas especialista em ombro.