Quanto tempo você fica diariamente no celular?

O uso constante do celular faz com que a nossa coluna cervical seja submetida a um estresse excessivo devido a posição fletida da cabeça que mantemos ao usar o aparelho, podendo ocasionar dores e eventualmente danificar a postura.

Os problemas de postura e coluna cervical exigem cautela, pois sem o tratamento adequado, podem se estender por muitos anos.

Quando você usa o celular, inclinando a cabeça por um período muito longo, estende os tecidos musculares do pescoço, podendo causar uma inflamação. Começar o tratamento tardiamente pode causar o desenvolvimento de doenças graves como: hérnia de disco cervical, cervicobraquialgia crônica e até cifose cervical (text neck como é chamada atualmente). Pode afetar a curvatura natural do pescoço e causar dores nos braços que podem impedir você de fazer suas atividades diárias.

Podemos tomar alguns cuidados para evitar que o problema se agrave, como por exemplo, colocar o celular na altura dos olhos evitando que o pescoço fique inclinado para baixo e fazer alguns exercícios de alongamento para relaxar, porém o principal é controlar o tempo de uso.

Os sintomas mais comuns dos pacientes que recebo em meu consultório são: incomodo na parte interior dos olhos,dores de cabeça, e sensação de peso associada a fortes dores no pescoço e na nuca.

O tratamento indicado inicialmente é feito com medicamentos anti inflamatórios e analgésicos, a fisioterapia e atividades físicas monitoradas sãofundamentais e no último caso o tratamento cirúrgico.

Sempre aconselho meus pacientes a adotarem medidas que nos levem a ter uma vida mais saudável e equilibrada, então a principal dica é: não fiquem períodos contínuos no celular, desenvolvam outras atividades!