O Hallux Valgus conhecido popularmente como “joanete”, caracteriza-se por um desvio medial do 1° metatarso associado a um desvio lateral do 1° dedo podendo levar a formação de uma saliência óssea (joanete). Com o passar do tempo e o agravamento da lesão, o desvio do primeiro dedo pode acabar desviando os dedos menores e com isso desestruturar a plataforma de apoio do pé.
Este problema, tão conhecido pelas mulheres em nosso país compromete a estética e causa fortes dores, podendo dificultar hábitos simples como andar e correr. O nosso dedão tem uma importante função em nosso caminhar, ele suporta uma grande parte do peso e também é responsável por impulsionar a nossa caminhada. Com o surgimento do joanete o peso que deveria cair sobre o dedão pode sobrecarregar o segundo dedo, formando outro quadro de dor que chamamos de metatarsalgia.
A herança genética pode ser apontada como a principal causa deste problema, mas fatores externos como: usar sapatos apertados, sapatos com bicos finos e saltos altos também podem causar joanete ou agravar o problema e também causar a conformação anatômica dos pés com joanete.
O tratamento indicado normalmente é cirúrgico, as técnicas evoluíram muito, os métodos de fixação hoje são mais eficazes por usarem parafusos e não gessos, não são tão doloridos e a recuperação é mais tranqüila. Os tratamentos conservadores, como aparelhos para tracionar o dedão, protetores para dedos e sola dos pés, palmilhas e fisioterapia também podem ajudar em alguns casos.
A recuperação no pós operatório exige alguns cuidados, pois a imobilização do pé é importante para alcançar bons resultados.
Eu recebo em meu consultório muitas pessoas, em sua maioria mulheres, com queixas de dor nos dedos dos pés, e o que me chama mais atenção é a insistência em conviver com o problema, já que o tratamento quando realizado no início, tem maior probabilidade de resolver o problema.
Fique atento aos primeiros alertas de seus pés e procure ajuda, pois quanto mais tempo passar, mais delicado o quadro de dor e deformidade.
O Instituto DR Clinic tem se tornado referência em pesquisas e tratamentos de dores nos pés. Meu trabalho, sempre baseado em minha experiência e conhecimento científico, tem dado aos pacientes resultados muito favoráveis e sempre comprometidos com o bem estar e a saúde.
As dicas a serem seguidas para a prevenção deste problema são : usar sapatos que permitam a acomodação confortável dos pés, evitar o uso prolongado de sapatos com saltos altos e bicos finos, os pés que forem submetidos a esforços excessivos precisam descansar em posição que os elevem, mas a principal dica é sempre procurar cultivar hábitos saudáveis para assegurar uma vida mais feliz e sem dores.