Condromalácia (dor patelo-femoral)

Existem muitas patologias que podem causar esse sintoma que passam desde fatores químicos neurais, neuromas, problemas emocionais, alterações vasculares intra-osseas, alterações anatômicas e uma das mais comuns que é a lesão desgenerativa da cartilagem da patela (condromalácia).

A condromalácia ocorre por algum tipo de sobrecarga na cartilagem patelar, que pode ser desequilíbrio do líquido sinovial, assimetria muscular, encurtamento dos músculos isquiotibiais (parte posterior da coxa) ou trauma direto na patela.

Os sintomas são dor na região anterior do joelho, estalidos, derrame articular e dificuldade em atividades que necessite de maior flexão do joelho ou maior solicitação do quadríceps.

O diagnóstico é realizado com exame físico e para descartar outros diagnósticos que também causam dor patelo-femoral pode ser necessário alguns exame de imagem, como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

A condromalácia costuma evoluir muito bem com o tratamento conservador, porém em poucos casos se faz necessário o tratamento cirurgico e a importância do diagnóstico e tratamento precoce é para evitar a evolução da lesão, pois a cartilagem patelar não se regenera.