A artrite é uma inflamação que pode acometer as articulações do joelho, trazendo muitos problemas. Causada principalmente pelos traumas do esforço repetitivo, atividade física em excesso ou inadequada, obesidade e fatores como doenças autoimunes e envelhecimento, a Artrite merece atenção e cuidados especiais para que não se agrave.
Os principais sintomas são: dores que surgem com o movimento e se amenizam com o repouso, rigidez da articulação, inchaço local, deformidades progressivas (que dificultam os movimentos da marcha) e vermelhidão na pele (ao redor da articulação).
Ao menor sinal de desconforto, é necessário orientação de um médico especialista, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de bons resultados e evita possíveis lesões irreversíveis no joelho.
A fisioterapia pode ser um tratamento valoroso na melhora da artrite de joelhos, pois trará exercícios que fortalecem e ajudam na recuperação da articulação. Favorece o paciente com melhora na flexibilidade e preservação os movimentos. Permite que o paciente possa desenvolver suas atividades diárias com menor morbidade. Acelera a recuperação e promove longevidade no esporte.
E como digo sempre aos meus pacientes: Mexa-se! A atividade física adequada é uma grande aliada para fortalecer os joelhos, afastando problemas, trazendo qualidade de vida e muita saúde.