A hidratação é uma das condições essenciais para conservar a saúde e também longevidade no esporte.
Portanto, anote ai:
Ingerir ao redor de 2 litros de água todos os dias, principalmente no calor, garante que seu corpo se mantenha em temperatura adequada. A água liberada pela transpiração auxilia na regulação desta condição e evita que o organismo aqueça e sofra alterações térmicas bruscas.
A água desintoxica. Estimula a limpeza do trato urinário e o funcionamento do intestino.
Auxilia também na respiração, diluindo o muco, e facilitando a expectoração de resíduos que podem ficar nos pulmões.
A água é fundamental no transporte e distribuição de nutrientes (principalmente glicose e oxigênio) para o corpo, e também reduz a retenção de líquidos evitando inchaço.
Auxilia a reformulação das células e mucosas.
Potencializa a sua condição física, e mantém a atividade cognitiva e tolerância muscular funcionando muito bem, o que evita as dores de cabeça, lesões e as temidas câimbras.
Auxilia na liberação de endorfina, tornando o exercício mais prazeroso.
O cérebro também tem seu benefício garantido pela ingestão de água, pois as sinas que comandam nossas ações, passam pelo processo de hidratação.
Como vimos, existem muitas razões para bebermos água. Sem a água, ficamos sem “combustíveis” essenciais para a construção de fibras musculares, a exemplo da proteína, que tem sua grande parte constituída por água. Os músculos – adivinhe! – dependem da água para receberem sais minerais, responsáveis pela vitalidade de suas contrações, que são incapazes de serem realizadas com presteza, se não estiverem hidratadas com qualidade, facilitando a ocorrência de lesões.
Reparou, que eu disse água?… bebidas industrializadas como os eletrólitos e carboidratos, usados adequadamente para melhor reposição dos eletrólitos perdidos na transpiração, ajudam, mas o essencial é mesmo a água.
Em todos os estágios da atividade física a água é essencial, no pós treino, por exemplo, as duas primeiras horas são fundamentais para absorção de líquidos e o aumento do volume de plasma no sangue.
A quantidade diária de hidratação, geralmente indicadas em 2 litros diários, também pode ser um processo individualizado, pois há quem transpire muito e quem não transpire quase nada. Podemos pedir o auxílio da matemática, que adequada ao peso corporal, determina a quantidade ideal, mas educar-se e se hidratar aos poucos durante o dia todo, é a melhor tática, até porque “encher a barriga” de água, principalmente antes das atividades físicas, impede o bom funcionamento do sistema digestivo, causa mal-estar e um grande desconforto.
Fique atento ao exagero, a hiper-hidratação pode provocar a queda dos níveis de sódio no organismo e também pode gerar dores de cabeça, náuseas e vômitos. Não esqueça que hidratado, seu corpo vai longe. Mas sempre é bom consultar um profissional do esporte, para que todos os ajustes sejam feitos e você consiga atingir seus objetivos com qualidade de vida dentro o fora do esporte