Atualmente existem vários estudos científicos que mostram que a gordura já não é a grande vilã para a saúde cardiovascular. Inclusive, existem pesquisas que apontam que o excesso de açúcar e carboidrato podem ser tão ou mais prejudiciais, já que podem aumentar níveis de triglicérides, além de ocasionar sobrepeso e obesidade na população.
Os lipídios (gorduras) exercem funções importantes no nosso organismo, como por exemplo a sintetização de hormônios, a sinapse de neurônios e até a absorção das vitaminas lipossolúveis (ADEK), por isso não podemos prescindir deles.
Mas, isto não quer dizer que devemos consumir gorduras indiscriminadamente. Como tudo na nutrição, as escolhas devem ser feitas por produtos mais saudáveis.
Procure ingerir alimentos que contenham gorduras mono e poli-insaturadas, como coco, abacate, castanhas, azeite de oliva, peixes de água fria, como o salmão, a truta e a sardinha. Evite o excesso de gorduras saturadas, presentes em carnes e leites, e não consuma gorduras trans, em geral constantes nos alimentos ultraprocessados, tais como margarina, sorvetes e bolachas.
A sua saúde agradece!