De dia ou de noite, você já parou para pensar quando você funciona melhor?
Dependendo do seu “cronotipo” o desempenho do seu corpo é melhor durante o dia ou à noite.
Existem pessoas que são matutinas, que são mais dispostas durante a manhã. Acordam cedo, têm energia para atividades físicas, estudar, trabalhar e até a digestão dos alimentos é mais facilitada durante o dia.
Já outros indivíduos são vespertinos, precisam acordar mais tarde, não tem fome pela manhã e rendem mais no período da tarde/noite, quando executam melhor suas atividades e, portanto, precisam de maior aporte de alimentos neste horário.
Nossos ritmos biológicos não são iguais de dia e de noite, seja você matutino ou vespertino. Reações fisiológicas como a temperatura corporal, a sintetização de diversos hormônios, o esvaziamento gástrico e o sono e vigília são diferentes nos dois períodos.
Por isso, a ingestão alimentar tem importância no comportamento do metabolismo e as mesmas dietas não funcionam igual para todas as pessoas. A escolha deve ser personalizada, seja uma reeducação alimentar, ou jejum intermitente, ou ainda dietas de emagrecimento, já que cada uma tem um impacto diferente durante o ciclo circadiano (período de 24 horas).
Conhecer-se é a chave para usar a biologia a seu favor, e assim, poder se alimentar corretamente para viver com mais saúde e disposição!
Consulte nossa nutricionista para ajudá-lo com uma estratégia alimentar sob medida!
ABCMED, 2019. Crononutrição – o relógio biológico influenciando a alimentação. Disponível em: Clique aqui! – Acesso em: 4 out. 2020.