O diabetes mellitus é um distúrbio metabólico que se caracteriza por uma hiperglicemia persistente (excesso de glicemia no sangue) ocasionado pela deficiência na produção de insulina ou na sua ação, que pode provocar várias complicações à saúde a longo prazo, como os problemas nos vasos sanguíneos que resultam em doenças nos olhos, rins, e doenças cardiovasculares. É uma preocupação de saúde mundial!
Existem três tipos da doença:
– Diabetes Mellitus tipo 1 – doença autoimune com deficiência nas células beta do pâncreas que não produz insulina. Acomete de 5 a 10% dos casos.
– Diabetes Mellitus tipo 2 – doença que vem ao longo da vida que pode ser por herança familiar, fatores ambientais e estilo de vida, tais como hábitos alimentares, sedentarismo e a obesidade. Tem prevalência em 80 a 90% dos casos.
– Diabetes gestacional – doença que acontece durante a gestação e pode desaparecer pouco tempo depois do parto. Traz riscos para a mãe e o bebê e afeta de 1 a 15% das gestantes.
Para o controle desta doença é essencial a mudança do estilo de vida e da alimentação. Novos hábitos devem ser implementados, como:
– Fazer a base da alimentação com produtos “in natura”
– Consumir carnes magras de boi, de aves e peixes, assadas, grelhadas ou cozidas
– Aumentar o consumo de fibras presentes em frutas, verduras, legumes, farelo de aveia e de cevada, semente de linhaça, além de leguminosas como feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilha
– Evitar alimentos ultra processados como biscoitos, sorvetes, pratos congelados prontos, doces e compotas, entre outros
– Não utilizar açúcar ou mel para adoçar refeições, preferir adoçantes naturais como estévia
– Para cozinhar utilizar o azeite de oliva ao invés de manteiga, óleo de coco ou banha
– Diminuir ou manter o peso corporal adequado
– Fazer atividade física diariamente.