Sua coluna é composta por 24 ossos, chamados de vértebras. Sao 7 vértebras na região cervical denominadas: C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7. na região torácica sao12 vértebras denominadas T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8, T9, T10, T11 e T12. E temos 5 vértebras lombares denominadas: L1, L2, L3, L4 e L5.
As vértebras são empilhadas umas em cima das outras e se conectam para formar o canal medular, por onde passa a medula espinhal e as raízes nervosas. As vértebras também desempenham o papel de proteger a medula espinhal contra traumas.
A medula espinhal corre dentro do canal medular e as raízes nervosas se ramificam da medula espinhal e passam através de aberturas nas vértebras, uma raiz nervosa a direita, uma raiz nervosa a esquerda, para cada vértebra.
A medula espinhal e as raízes nervosas são os “cabos elétricos” que conectam o cérebro aos músculos, levando e trazendo informações.
Entre cada vértebra existe um disco intervertebral, que tem a função de dar mobilidade para a coluna vertebral. O disco funciona também como um amortecedor absorvendo e diminuindo o impacto na coluna vertebral. O disco intervertebral é dividido em 2 componentes:
O Núcleo pulposo: centro gelatinoso responsável pela absorção de impacto. e o Anulo fibroso: anel externo resistente que segura o núcleo pulposo em seu devido local.