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Alimentação saudável para os idosos

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Alimentação saudável para os idosos
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Alimentação saudável para os idosos

Ter uma alimentação saudável é bom em todas as fases da vida, porém, é fundamental na terceira idade já que se alimentar adequadamente é um dos pilares para o envelhecimento ativo, independente, com saúde e qualidade de vida.

O cardápio para os idosos deve ser variado e colorido, porque assim acontece um grande aporte de vitaminas e minerais, essenciais no bom funcionamento do organismo e na prevenção de doenças crônicas, comuns nesta faixa etária.

Alimentos com ferro, como o feijão, rúcula, agrião e carne vermelha previnem a anemia; os alimentos com cálcio como o espinafre, brócolis e leite, ajudam a manter os ossos saudáveis e fortes; os alimentos com vitamina C, como a laranja, goiaba, couve e os alimentos com vitamina A como a manga, melão, cenoura e tomate também são importantes porque protegem o sistema imunológico do idoso.

Além disso, é comum nesta fase os indivíduos perderem massa muscular. Os músculos corporais são imprescindíveis para dar força e autonomia para que eles cumpram com as suas atividades diárias, como levantar, caminhar, etc.

Sendo assim, para a manutenção e saúde dos músculos o consumo de proteínas é indispensável. Alimentos como carnes magras, leites e seus derivados, feijões e ovos são fontes proteicas importantes e devem estar sempre presentes no prato.

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