Acupuntura no esporte

Qualquer atleta pode sofrer uma lesão na prática de atividades físicas. Em maior ou menor proporção, elas acabam acontecendo. Uma das lesões mais comuns e comentadas entre os atletas que atendemos em nossos consultórios, é o Entorse Articular. Este trauma provoca a ruptura parcial ou total de um ligamento, podendo trazer consequências para a articulação envolvida, causando um hematoma, que apresentará inchaços, sensibilidades e muita dor. Normalmente está lesão acomete os membros inferiores (joelhos, pés e tornozelos) causadas por impactos e movimentos torcionais. Os membros superiores também podem ser acometidos, porem em menor proporção, principalmente em ginastas, lutadores de artes marciais e goleiros.

A Acupuntura é utilizada como parte chave no tratamento das lesões do esporte, especialmente dos Entorses, porque alivia rapidamente a dor, melhora a circulação no local acelerando a recuperação e diminuindo o tempo de afastamento das atividades físicas, problema tão temido pelos atletas. Com a sua ação de analgesia a Acupuntura controla a inflamação, diminui consideravelmente os hematomas, e privilegia a função de recuperação da força muscular, o que também favorece os movimentos, promove a cicatrização através da estimulação em grande escala do fluxo de sangue.

Outras lesões bem expressivas como as causadas por estresse, desidratação, distinções musculares e contusões, já foram largamente discutidas em nosso blog, e para quase todas, a Acupuntura é indicada, pois além dos benefícios que já citei , a estimulação de alguns pontos durante o tratamento, vão ativar no cérebro, hormônios especiais como a a endorfina e ainda a rede límbico e neocortical, o que melhora muito a ansiedade e a angustia comuns em qualquer tratamento.

Fique atento aos sinas e limites do seu corpo, procure ajuda ao notar qualquer dificuldade, pois o tratamento precoce é fundamental para garantir a preservação de sua saúde