Você conhece os sintomas desta doença?
Dia 30 de outubro é o Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo, uma data para lembrar da importância do diagnóstico e tratamento precoce das doenças reumáticas.
Popularmente conhecido como reumatismo, as doenças reumáticas abrangem um grupo de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor como ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Existem mais de uma centena de doenças reumáticas e estas podem aparecer em qualquer idade. Os exemplos mais comuns são osteoartrite (artrose), fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites, bursites, artrite reumatoide e doenças que acometem a coluna vertebral.
Os sintomas mais freqüentes são:
- Dores nas articulações, duradouras (mais de 6 semanas), acompanhadas ou não de vermelhidão, calor e inchaço;
- Dores musculares, muitas vezes em mais de um local e incapacitante;
- Dificuldade para movimentar articulações, normalmente pela manhã, ao acordar;
O diagnóstico das doenças reumáticas é feito após consulta médica e exame físico, onde também será avaliada a necessidade de exames complementares como ultrassom, radiografia, ressonância e exames de sangue. O tratamento destas doenças engloba diversas práticas como exercícios, fisioterapia, órteses (palmilha, joelheiras, canaletas, etc) e o tratamento medicamentoso.
Algumas doenças reumáticas podem ser prevenidas através de hábitos que cultivamos com o passar dos anos. Seguem algumas dicas:
- Cultive hábitos alimentares saudáveis, evitando o excesso de peso.
- Pratique atividades físicas regularmente.
- Evite os movimentos repetitivos ou esforço excessivo.
- Planeje seu dia a dia, afastando a ansiedade e o estresse. Cuide-se!
Essas medidas serão fundamentais para preservar a sua qualidade de vida e ajudá-lo a ter uma vida mais feliz.