Você vai realizar uma cirurgia de prótese no quadril? – Parte 03

VAI DOER MUITO APÓS A CIRURGIA?

A dor no pós-operatório de uma cirurgia de quadril é muito variável entre os pacientes, no entanto, a grande maioria dos pacientes tolera muito bem a dor e as medicações prescritas, tanto no período de internação, como em casa. A medicação é capaz de controlar de forma adequada a dor e permitir que o paciente tenha tranquilidade para enfrentar os primeiros dias do pós-operatório, que são os mais difíceis.

VOU PRECISAR DE TRANSFUSÃO DE SANGUE?

As cirurgias de prótese de quadril são consideradas de grande porte e, portanto, sempre realizamos reservas de bolsas de sangue para o dia da cirurgia. No entanto, são raros os casos em que os pacientes necessitem receber transfusões. Com o avanço das técnicas cirúrgicas, aparelhos de hemostasia intraoperatória e medicamentos que reduzem o sangramento intraoperatório, o volume de sangramento tem sido cada vez menor.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

A anestesia de escolha para a realização de uma cirurgia de prótese de quadril é a associação da raquianestesia (picada nas costas) com uma sedação superficial para que o paciente relaxe e durma durante o procedimento. A raquianestesia, trará perda da sensibilidade da cintura até a ponta dos dedos do pé, durante todo o ato cirúrgico e promoverá uma analgesia (alívio da dor) por um período prolongado nas primeiras 24hs de pós-operatório. Em alguns casos, o anestesista pode optar por realizar anestesia geral (sedação profunda com entubação) para maior segurança do procedimento devido a comorbidades de alguns pacientes.

HÁ ALGUMA IDADE APROPRIADA PARA SE COLOCAR PRÓTESE?

Costumo dizer aos meus pacientes que não existe idade para se colocar uma prótese. O que irá determinar a necessidade de se colocar uma prótese é a dor, limitação e redução importante na qualidade de vida do indivíduo. Para qualquer idade, teremos que esgotar todas as possibilidades de tratamento clínico antes de decidirmos pela cirurgia, assim como para qualquer idade, irá submeter o paciente a uma avaliação clínica criteriosa para garantir que tenha boas condições para enfrentar a cirurgia. O desgaste articular é a grande causa das cirurgias de próteses, sendo mais comum em idosos.

EXISTE RISCO DE REJEIÇÃO?

Quando falamos de rejeição de prótese, estamos falando de infecções; uma das complicações deste tratamento e talvez o mais temido. As infecções, além de colocarem em risco de vida os pacientes, muitas vezes, demandam tratamentos duradouros que podem variar de 6 meses a 1 ano ou mais. Diversas medidas são tomadas antes, durante e após as cirurgias, para evitar este tipo de complicação. As infecções podem ocorrer em qualquer tipo de cirurgia dentro da medicina. Por se tratar de cirurgias de grande porte, as medidas para prevenção de infecções em próteses de quadril devem ser levadas à risca.