A ansiedade é compreendida como um sentimento desagradável sem possibilidade de definição, uma mistura de medo e apreensão, porém não é considerada necessariamente uma patológica, pois pode ser uma função natural do organismo frente a uma situação desconhecida ou perigosa, porém ao atingir níveis elevados e constantes pode ser considerada patológica.
O transtorno de ansiedade generalizada pode ser caracterizado pelas seguintes situações: preocupação excessiva por dias ou meses, incluindo os sintomas de inquietação, fadiga, dificuldade para se concentrar, tensão muscular, insônia e fácil irritação. Sente-se em sofrimento pelo constante estado de ansiedade e preocupação que atrapalham o convívio social, os mesmos são desproporcionais ao real problema a enfrentar.
De imediato é possível sentir a boca seca, suor, sensação de tensão muscular, dor de cabeça latejante, já em um estágio crônico pode sentir
fraqueza muscular, hipertensão, distúrbios intestinais, fadiga e constantes dores de cabeça.
Na medicina tradicional chinesa não existe separação entre corpo, mente e espírito, com isso, se o indivíduo apresenta um desequilíbrio em um dos cinco principais órgãos do corpo, pode causar um desequilíbrio em todo o sistema.
O meridiano constantemente afetado pela ansiedade é meridiano de Coração, que na visão da Medicina Tradicional Chinesa é considerado o abrigo da mente e do espírito, este órgão funciona como um receptáculo da funções ativas da consciência, abriga os sentimentos, desejos, imaginação e memória, porém sua energia não é fixa, pois percorre todo os corpo através da circulação sanguínea nutrindo todo os corpo, com isso, sua energia percorre todos os meridianos e pode influenciá-los.
Acupuntura recupera este equilíbrio, tratando os meridianos afetados pela a ansiedade excessiva, devolvendo o bem-estar e a clareza para refletir sobre a realidade dos problemas vividos.
LUIZ, A. SILVA, P. El tratamiento de la ansiedad por intermedio de la acupuntura: un estudio de caso. Psicologia, Ciencia e Profissão, 30 (1). 199-211. 2010.
CASTILHO, A. R. G. RECONDO, R. ASBAHR, F. R. MANFRO, G. G. Transtornos de ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatr. 22 (2). 20-23. 2000.