Os benefícios da Acupuntura

A Acupuntura foi reconhecida como especialidade médica no Brasil em 1995, tem estudos comprovados na Organização Mundial de Saúde e ao longo de seus estudos, obteve respaldo cientifico e vem alcançando resultados excelentes, auxiliando pacientes que tenham graves efeitos colaterais pela terapia medicamentosa, melhorando doenças crônicas dolorosas e auxiliando a cura dos casos mais complexos de traumas.

Nosso corpo é constituído por inúmeras terminações nervosas, tendões, ligamentos, músculos e articulações. Na Acupuntura trabalha-se com os pontos localizados meridianos (1). Estudos realizados pela medicina tradicional chinesa, revelam 12 meridianos que se destacam no corpo humano, por terem ligações, órgãos nobres e vísceras, como: baço/pâncreas, rim, fígado, intestino grosso e intestino delgado, estômago, pulmão, bexiga, nosso coração, vaso governador e vaso concepção.

A qualquer sinal de desconforto, o Acupunturista, buscando equilibrar a energia do meridiano afetado, trabalha o exato local prejudicado pela dor e também locais que podem ser ligados ao órgão afetado, através da nomenclatura do corpo, estimulando então a liberação de substâncias como a endorfina que têm como efeito final o aumento da circulação local, com valoração da oxigenação e do contributo de nutrientes aos tecidos. Espera-se que a estimulação destes pontos, realizada através de agulhas, ventosas ou cristais, além de outras técnicas, melhore ou até mesmo cure o local afetado.

A auriculoterapia é um dos métodos utilizados e a consistência do tratamento leva em conta os pontos reflexos existentes na região auricular, onde os órgãos, vísceras, regiões e sistemas do corpo são completos. A técnica auricular é uma ótima técnica para alcançar o reequilíbrio energético e é utilizada na Medicina Tradicional Chinesa com grande excelência. Assim, através da estimulação intensa neste ponto, é possível estimular o equilíbrio energético do corpo.

A equipe médica do Instituo DR Clinic encaminha seus pacientes ao tratamento de Acupuntura, em sintonia com o tratamento clínico, em casos de dores pós-

operatória, agindo na diminuição do inchaço e amenizando as dores no pós operatório de prótese de joelho ou quadril, pós operatório de coluna, melhorando assim o aparelho músculo esquelético, tratando-se de dores crônicos ou não. Ainda no apoio ao tratamento de doenças reumatológicas a acupuntura beneficia pacientes com Lúpus, artrites, por exemplo, aliviando as dores e dando aos pacientes, menor morbidade e mais qualidade de vida.

A acupuntura também é indicada para auxiliar pacientes que precisem perder peso, melhorar a qualidade do sono, insônia, trata enxaqueca, cefaléias, pressão alta, os calores da menopausa, doenças de fundo emocionais, como depressão e ansiedade.

(1) – Os pontos meridionais da Acupuntura são reconhecidos pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC) como canais que conectam a superfície do corpo com os órgãos internos, sendo que estes canais têm a função de transportar a energia através de todo o corpo. … Fonte: Wenbu,X.-Tratado de Medicina Chinesa, Editora Roca,S.

Técnicas utilizadas

As técnicas variam de acordo com o grau de gravidade das enfermidades, e em seu uso, são levados em conta o estado psicológico, estados alérgicos e preferências dos pacientes.

A profusão de cuidados necessários para uma sessão de acupuntura começa no uso de materiais descartáveis e de procedência garantida, assepsia do local e ambiente adequado.

Várias técnicas podem ser empregadas na Acupuntura, aqui no Instituto DR Clinic utilizamos:

* Critais

* Agulhas

* Ventosas

* Magnetoterapia

Julgamos mais eficientes e de fácil aceitação, além de concentrarmos estudos científicos e pesquisas de qualidade na aplicação.

Algumas enfermidades

1 – A Acupuntura no tratamento das lesões do esporte.

Além de amenizar o inchaço e melhorar a dor em lesões ligamentares, tendões e músculos, a Acupuntura auxilia na recuperação das lesões, acelerando a circulação local, controlando assim a inflamação da fibra muscular, melhorando a amplitude dos movimentos, estimulando fatores neuro-humorais, melhora a circulação, melhorando a rigidez muscular, articular e micro circulação do local afetado, dispersando o inchaço e edema. Além disso, após o tratamento, a manutenção, pode melhorar o desempenho esportivo, pois uma vez estando livre das dores e inchaços a possibilidade de realizar o fortalecimento muscular é maior.

Grandes atletas aparecem em competições, com ¨polemicas¨ marcas em seu corpo, produzidas pelo uso de ventosas, técnica mais comum no esporte, elas estimulam o fluxo de energia ao longo dos meridianos, auxiliam na remoção das toxinas e melhorara a performance, dando velocidade, flexibilidade e força ao atleta.

2 – A Acupuntura na recuperação da artrose

FONTE: www.dornoquadril.com.br

Artrose é um desgaste que compromete as articulações do corpo humano. Se inicia com um processo de desidratação articular, ou seja, perda do líquido sinovial, que é evolutivo e a medida que avança, a superfície articular que é composta por uma cartilagem branca e lisa, vai perdendo suas propriedades, tornando-se amarelada e áspera, atingindo seu estado final, que é o contato osso com osso.

Causas :

* Secundário a fraturas do quadril (acetábulo, cabeça e colo)

* Doença da infância (luxação congênita, Legg-Calve-Perthes, epifisiolise)

* Necrose asséptica da cabeça do fêmur

* Pioartrite (infecção articular)

* Doença reumatológicas (artrite reumatóide, espondilite anquilosante)

* Impacto femora-acetabular

* Idiopáticas

Um dos primeiros sintomas da artrose é a dor, que pode estar associada aos esforços ou até mesmo no repouso em casos mais agudos. Muitas vezes, a dor pode ser referida em outras regiões, como a lombar, região glútea e joelho. Com a evolução da doença, o paciente pode apresentar restrição dos movimentos do quadril, sendo a flexão, rotação interna e abdução os movimento mais acometidos. Em casos mais avançados, pode haver uma ascensão de todo centro de rotação articular, causando encurtamentos do membro acometido, o que irá provocar claudicação ao paciente.

Tratamento Cirúrgico

Este tipo de tratamento está indicado nos casos em que ocorrer a falha do tratamento conservado, ele consiste na troca da articulação comprometida por uma prótese metálica. O nome deste tratamento é Artroplastia total de Quadril. Hoje, podemos encontrar diversos tipos de próteses de quadril no mercado, que serão indicados de acordo com a idade dos pacientes, experiência do cirurgião, tipo e grau de artrose e muitas vezes de acordo com a situação financeira do paciente ou até mesmo do plano de saúde. As artroplatias de quadril estão entre os tratamentos médicos onde o resultado de satisfação do paciente após o procedimento é excelente.

A Acupuntura é uma grande aliada no tratamento de controle da dor e na aceleração da recuperação de quadros pós-operatórios, pois trabalha na ativação de vias opiódes e não opioides, ativando o sistema modulador da dor por hiperestimulação das terminações nervosas.

3 – A Acupuntura é muito utilizada e alcança ótimos resultados no tratamento do Lúpus

Lúpus é uma doença inflamatória, autoimune, crônica, que pode se manifestar sob a forma cutânea ou ser generalizada. Neste caso, pode atingir qualquer tecido do corpo e recebe o nome de lúpus eritematoso sistêmico (LES). O auxílio ao tratamento em pacientes com lúpus, trabalha na prevenção e na diminuição das dores, buscando reduzir a quantidade de medicamentos para dor utilizados pelos pacientes, busca também a estimulação do sistema de imunidade, promovendo bem-estar ao paciente