Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

Todos os campos são obrigatórios

Fechar

Dúvidas sobre Artrose no Ombro

  • Home
  • Dúvidas sobre Artrose no Ombro
Dúvidas sobre Artrose no Ombro
icon
Dúvidas sobre Artrose no Ombro

1. A Artrose de ombro é uma enfermidade que não acontece em pacientes jovens?

Não. A artrose é um desgaste da cartilagem, um processo degenerativo da articulação. Tem diversas causas e agravam-se com a idade, logo ela é mais comum em idosos, porém, jovens também podem ser acometidos por este mal, por fatores internos (fragilidades constitucionais) ou por fatores externos como : trauma, sobrecargas exageradas e infecções.

2. A artrose de ombro não tem solução?

Infelizmente não tem solução, a artrose é causada por uma perda, ou seja, um desgaste da cartilagem, impossível de ser recuperado. Porém, com o tratamento, buscamos anular a progressão deste processo, prevenindo e aliviando os sintomas. Nos casos mais graves de artrose, a dor limita os movimentos e atrapalha muita a qualidade de vida do paciente, nestes casos, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Esse opção consiste de uma liberação e limpeza articular ( artroscopia ) nos pacientes mais jovens ou, nos casos mais complexos e em paciente mais idosos , realizamos uma substituição da articulação doente por uma artificial (artrosplastia). Cada uma com sua correta indicação e realizada por profissional especialista, vão apresentar ótimos resultados.

3. A prática de esporte pode gerar lesões nos ombros?

Sim. A prática inadequada de atividades físicas é uma das principais causa de problemas. O exercício é fundamental para a conservação de nossa saúde, porém, atividades que exigem aceleração e desaceleração bruscas, esforços excessivos e movimentos repetitivos, onde há pouco descanso, prejudicam as articulações e causam muitos problemas. As lesões mais frequentes são: os estiramentos musculares, artroses e tendinites de ombros.

Os atletas sofrem mais com isso, pois há uma pretensão diária maior da região do ombro, que está com a biomecânica comprometida.

4. Na musculação, é preciso fazer os exercícios utilizando toda a amplitude de movimento do ombro para conseguir bons resultados no fortalecimento?

De um modo geral não, nem sempre isso potencializa o resultado e muitas vezes, favorece o surgimento de lesões, por exigir muito das suas estruturas articulares, como a cartilagem. O ideal e que os exercícios sejam administrados, para que todos os músculos sejam fortalecidos e alongados de forma equilibrada. Esse equilíbrio, muitas vezes não é atingido somente com a musculação, e sim através da atividade aeróbica. Importante sempre associar essa modalidade na prática diária.

5. Quem sofreu uma lesão no Ombro nunca mais voltará a praticar esporte?

Não é verdade, os procedimentos específicos para estas lesões evoluíram muito, com isso, quando tratado adequadamente o atleta volta rapidamente aos seus treinos e competições, e seu potencial muitas vezes não é comprometido.

6. O tratamento de artrose no ombro é sempre cirúrgico?

Não. Como a articulação do ombro, não é um território de carga, a maioria das vezes, os pacientes convivem muito bem com algum grau de comprometimento articular. Nesses casos a principal informação para o tratamento adequado é o exame clínico minucioso. Fortalecimentos específicos, infiltrações com viscossuplementadores, muitas vezes, levam o paciente a uma qualidade de vida sem limitações.

Fields marked with an * are required
  • Compartilhe