Style Sampler

Layout Style

Patterns for Boxed Mode

Backgrounds for Boxed Mode

Todos os campos são obrigatórios

Fechar

Doença do corredor

  • Home
  • Doença do corredor
Doença do corredor
icon
Doença do corredor

Doença do corredor ou síndrome do atrito na banda iliotibial

A banda iliotibial é uma estrutura que se origina na face lateral (externa) do quadril e se insere na face lateral do joelho (no tubérculo de gerdy), e com o joelho estendido essa banda se situa anterior (a frente) ao epicôndilo femoral lateral, porém com a flexão acima de 20-30 graus, a banda iliotibial passa para a região posterior do epicôndilo e pessoas que praticam atividades esportivas com repetidas flexões do joelho (corredores, ciclistas…) podem desenvolver essa síndrome.

Com o movimento repetitivo ocorre atrito da banda iliotibial com o epicôndilo lateral (face externa do joelho), evoluindo com processo inflamatório local e dor.

Os fatores que predispõem essa síndrome são a falta de fortalecimento dos abdutores do quadril (músculos responsáveis por abrir a perna), encurtamento da banda iliotibial, contratura dos músculos isquiotibiais (região posterior da coxa).

O diagnóstico é clínico, mas em alguns casos pode ser necessário uma ressonância magnética.

O tratamento sempre deve ser individualizado, mas a maioria dos pacientes se beneficia do tratamento conservador (não cirúrgico), porém para o melhor tratamento um especialista sempre deve ser consultado.

Fields marked with an * are required
  • Compartilhe

WhatsApp chat