Artroplastias (Próteses Articulares)

A evolução das cirurgias para próteses articulares é uma história de sucesso de rara proporção. A primeira prótese moderna de quadril foi implantada há 50 anos atrás. Ela consiste em um acetábulo (soquete) e uma haste femoral com cabeça presa ao osso, usando uma resina acrílica denominada como cimento ósseo.

– NOVOS MATERIAIS, NOVAS TÉCNICAS

Desde então, técnicas cirúrgicas vem avançando rapidamente, assim como os componentes protéticos e materiais. A liga metálica que era utilizada inicialmente, deu espaço para novas ligas e o titânio. A qualidade do plástico (polietileno) melhorou muito e as cabeças femorais tem se mostrado promissoras na área da cerâmica. As vias de acesso são cada vez menos agressivas, menores em seu tamanho, propiciando uma reabilitação precoce aos pacientes. Ainda assim a ciência médica não se restringiu a apenas uma articulação, no início dos anos 80 se viu a implantação da primeira articulação artificial de joelho, seguida pela articulação do ombro e tornozelo.

– 15 ANOS E MAIS

Hoje milhares de próteses são implantadas no mundo inteiro. A grande maioria dos pacientes estão extremamente satisfeitos com os resultados, mesmo anos ou décadas após a implantação.

Atualmente uma articulação artificial tem como sobrevida uma expectativa maior que 15 anos. O benefício primordial das artroplastias, na maioria dos casos, é o alivio da dor. A recuperação da mobilidade é o maior bônus, quando se trata de qualidade de vida, segundo os pacientes.

– MAIS MULHERES, DIFERENÇAS BIOMECÂNICAS

Alguns trabalhos mostram que a proporção entre homens e mulheres, excedem os 60% para as mulheres que necessitam se submeter a essa cirurgia. A biomecânica das mulheres explica está diferença, em favor das mulheres, quando falamos dos risco de se desenvolver osteoartrose (desgaste) de quadris e joelhos, a geometria da cabeça femoral e articulação de joelho é bem diferente entre homens e mulheres. A pelve das mulheres é mais larga, para garantir espaço suficiente durante uma gestação e parto. Os músculos são mais fracos, quando comparados aos dos homens de mesmo peso. Consequentemente, as mulheres alcançam menos estabilidade muscular através dos planos de movimentos na maioria das articulações.

– MAIOR MOBILIDADE PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Dentre os benefícios de uma substituição articular, a melhora de mobilidade dos pacientes é um dos grandes benefícios, que pode ser extremamente vantajoso para o corpo como um todo. A falta de exercícios e obesidade são as principais causas de eventos cardiovasculares (infartos cardíacos e derrames cerebrais), desordens metabólicas com consequências a longo prazo (diabetes do tipo 2 por exemplo), câncer e depressão. A Obesidade é o novo tabagismo, como foi classificada recentemente, e é o principal fator de risco no estilo de vida das pessoas.

– RETORNO RÁPIDO À AÇÃO COM UMA ARTICULAÇÃO ARTIFICIAL

Quedas são outro fator de risco neste contexto. Milhares de pacientes idosos são submetidos a artroplastias de quadril por fraturas do colo do fêmur. Os idosos sofrem quedas frequentemente e têm um grande risco de desenvolver complicações (demora ou não consolidação das fraturas, pneumonia, trombose) após a quebra dos ossos. Em muitos casos a protetização articular é preferível, do que reparar as fraturas com fixações dos ossos, nestes casos os pacientes podem andar e se movimentar precocemente após as cirurgias, independente da idade e das condições prévias anteriores, os pacientes podem ficar em pé no dia seguinte a cirurgia e usualmente colocar todo o peso no membro operado. Períodos prolongados na cama podem ser evitados, afastando complicações inerentes a este processo.

Aqui também, mais mulheres recebem este tipo de cirurgia do que os homens, praticamente a proporção de 3 para 1. Ilustrando mais uma vez, o quão importante os músculos são para manter as articulações saudáveis e reduzir o risco de quedas no idoso.

– MAIS REVISÕES E PROTESES PRIMARIAS

Articulações novas e funcionais proporcionam aumento de atividade, saúde e qualidade de vida. No entanto, mesmo com todas as inovações elas podem apresentar falhas: paciente com próteses serão acompanhados pelo risco de soltura (asséptica ou séptica) por toda a vida. Os números de revisões estão de fato aumentando com o passar dos anos, e a tendência é que aumente ainda mais, pelo número crescente de próteses primárias que são implantadas. Atualmente, diversas soluções convincentes existem para as revisões de prótese, porém, cada revisão é um desafio para os cirurgiões e nunca deve ser subestimada.

– TREINO PARA OSSOS FORTES

O paciente que é colaborativo mental e fisicamente ajuda muito, para manter um estilo de vida saudável. Aqui também, a prática regular de exercícios físicos, é o primeiro mandamento. Treinos de resistência garantem um estado cardiovascular e metabólico saudável, uma excelente estratégia para se previnir doenças de qualquer natureza, particularmente as infecções. Exercícios ajudam a desenvolver tônus muscular que dão suporte às articulações e garantem ótimas condições biomecânicas e estruturas ósseas sólidas. Portanto, o conselho aos paciente que são submetidos a artroplastias é: sempre de se manter ativo com prática regular de exercícios para o condicionamento muscular e cardiovascular.

– DESAFIOS DA QUEBRA DOS OSSOS AO REDOR DAS PRÓTESES

Os tratamentos das fraturas está longe de ser uma questão simples, quando o paciente apresenta uma artroplastia no local da fratura. Algumas fraturas são muito complicadas e muito mais difíceis de serem resolvidas.

O grande tratamento é a prevenção destas fraturas.

Dr. Renato Rodrigues Pereira
Cirurgia do Quadril – Medicina do exercício e do esporte