Infiltração na Reumatologia

A infiltração é um procedimento baseado na injeção peritendínea ou intra-articular de medicamentos específicos. Tem como objetivo principal diminuir a dor e a inflamação local, mas também provocar sinovectomia química (destruição do tecido sinovial inflamado com remédio), acelerar a cicatrização e atrasar do desgaste articular em casos específicos.

A prática da infiltração tem sido cada vez mais utilizada em consultórios médicos. É um procedimento rápido, pouco doloroso e muito eficaz se realizado por profissionais experientes. Anestesia local, com cremes anestéticos, sprays ou anestésico local melhoram a aceitação e a dor do paciente na hora da infiltração.

infiltracao-reumatologiaAs vantagens de realizar uma infiltração local é a de atingir a articulação, bursa ou tendão diretamente, com máximo resultado e menos efeitos sistêmicos, ou seja, menor absorção de medicamento na corrente sanguínea. Outra vantagem é que em locais onde há liquido inflamatório acumulado, causando dor e inchaço, pode-se fazer a aspiração e retirada deste líquido, utilizando a mesma picada da agulha. A saída do líquido já provoca alívio da dor local.

No entanto, cuidados de higiene como assepsia (desinfecção) local, e utilização de materiais estéreis são importantes, pois existe um risco de causar infecção no local puncionado, através da entrada de bactérias da pele, por exemplo. Se já houver suspeita de infecção no local que irá ser infiltrado, o mais prudente é apenas retirar o líquido com suspeita de infecção e enviá-lo a um laboratório para análise. Neste caso, deve-se evitar injetar qualquer medicação antes da confirmação de que não há infecção.

Diversos medicamentos podem ser utilizados nas infiltrações, como: corticosteroides, ácido hialurônico, plasma rico em plaquetas (PRP), radioisótopos. A escolha do medicamento depende do local a ser infiltrado e da doença do paciente. Todas as opções de tratamento, dúvidas, questionamentos e inseguranças devem ser discutidas com o médico antes de se realizar a infiltração.

A infiltração é uma boa opção de tratamento se indicada corretamente pelo médico, se realizada por profissional experiente e com o material adequado. É uma ótima prática nos casos em que o paciente tem alguma contraindicação a medicamentos oral, se os sintomas são localizados, ou ainda em casos refratários a outros tratamentos.