Compressão do Nervo Cutâneo Femoral Lateral

Por: DR. RENATO RODRIGUES PEREIRA

O nervo cutâneo lateral da coxa é um nervo sensitivo, sua função é levar sensibilidade para região ântero lateral da coxa, como mostrado na figura abaixo.

compressao-do-nervo-cutaneo-femoral-lateral-468x480A sua doença, também conhecida com meralgia parestésica, pode ser ocasionada por motivos compressivos ao nível do ligamento inguinal e geralmente estão associados a obesidade, gestação, traumas diretos, espasmos musculares e uso de roupas apertadas na região da cintura; o estiramento do nervo em praticantes de atividade física que realizam movimentos repetidos de extensão do quadril também são descritos. Os pacientes descrevem sensação de queimação, frio, choque, dor na musculatura da coxa, alteração na sensibilidade da pele, franca anestesia ou queda dos pêlos na porção lateral da coxa. No exame físico existe redução da sensibilidade na área de inervação e ocasionalmente o paciente pode apresentar uma hipersensibilidade dolorosa ao toque, a percussão sobre a porção mais lateral do ligamento inguinal e a extensão do quadril também podem reproduzir os sintomas. O diagnóstico é puramente clínico, através da história e exame físico do paciente, uma vez que os exames complementares servem apenas para descartar outros tipos de afecções. O tratamento com medicamentos, repouso e mudança de hábitos é eficaz na grande maioria dos casos. Quando o tratamento conservador falha, medidas mais agressivas como infiltrações e até mesmo cirurgias para descomprimir ou seccionar o nervo são necessárias.