Artrose de Quadril

POR: DR. RENATO RODRIGUES PEREIRA

DEFINIÇÃO DE ARTROSE

Artrose é um desgaste que compromete as articulações do corpo humano. Se inicia com um processo de desidratação articular, ou seja, perda do líquido sinovial, que é evolutivo e a medida que avança, a superfície articular que é composta por uma cartilagem branca e lisa, vai perdendo suas propriedades, tornando-se amarelada e áspera, atingindo seu estado final, que é o contato osso com osso.

artrose-quadril-01

> Secundário a fraturas do quadril (acetábulo, cabeça e colo)
> Doença da infância (luxação congênita, Legg-Calve-Perthes, epifisiolise)
> Necrose asséptica da cabeça do fêmur
> Pioartrite (infecção articular)
> Doença reumatológicas (artrite reumatóide, espondilite anquilosante)
> Impacto femora-acetabular
> Idiopáticas
artrose-quadril-02

QUADRO CLÍNICO

Um dos primeiros sintomas da artrose é a dor, que pode estar associada aos esforços ou até mesmo no repouso em casos mais agudos. Muitas vezes, a dor pode ser referida em outras regiões, como a lombar, região glútea e joelho. Com a evolução da doença, o paciente pode apresentar restrição dos movimentos do quadril, sendo a flexão, rotação interna e abdução os movimento mais acometidos. Em casos mais avançados, pode haver uma ascensão de todo centro de rotação articular, causando encurtamentos do membro acometido, o que irá provocar claudicação ao paciente.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através dos sintomas referidos pelo paciente e a realização de exame físico minucioso da articulação do quadril. Exames de imagem, como radiografias, tomografias e ressonâncias, comprovam e fecham o diagnóstico.É muito importante em um diagnóstico de artrose de quadril, afastarmos outros possíveis focos de dor, como por exemplo, problemas na coluna, joelho e órgãos abdominais internos.

artrose-quadril-03

TRATAMENTO CONSERVADOR

Todo tratamento de artrose de quadril deve iniciar com um tratamento clínico, que compreende o uso de medicações (anti-inflamatórios, condroprotetores e analgésicos) , compressas com gelo, fisioterapia e hidroterapia, com o intuito de alívio da dor e ganho de amplitude de movimento articular. Na falha deste tratamento inicial, pode-se realizar ainda uma infiltração guiada da articulação do quadril para injectar medicamentos que auxiliam no alívio da dor e aumento da lubrificação articular. O tratamento conservador deve ser tentado por um período mínimo de seis meses, e só deve ser interrompido caso as dores piorem com o mesmo.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

Este tipo de tratamento está indicado nos casos em que ocorrer a falha do tratamento conservador, ele consiste na troca da articulação comprometida por uma prótese metálica. O nome deste tratamento é Artroplastia total de Quadril. Hoje, podemos encontrar diversos tipos de próteses de quadril no mercado, que serão indicados de acordo com a idade dos pacientes, experiência do cirurgião, tipo e grau de artrose e muitas vezes de acordo com a situação financeira do paciente ou até mesmo do plano de saúde. As artroplatias de quadril estão entre os tratamentos médicos onde o resultado de satisfação do paciente após o procedimento é excelente. No entanto, as complicações deste tipo de cirurgia podem ser gravíssimas e por isso a indicação deve ser precisa.

REABILITAÇÃO PÓS ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL

O processo de recuperação após uma artroplastia de quadril é lento e doloroso. Varia de 3 a 6 meses para que o paciente possa voltar a exercer as suas atividades diárias e depende de um programa de fisioterapia intenso para ganho de amplitude de movimento e fortalecimento muscular. O uso de muletas ou andador dura em média 6 semanas após o procedimento cirúrgico. Atividades físicas leves, como academia, natação e hidroginástica são recomendados após o primeiro mês de pós operatório; já atividades de maior impacto, como corridas, lutas, futebol e outros são desencorajados e contra-indicados, pois os índices de complicações, como soltura, desgaste ou quebra do implante e fratura ao redor do implante são muito altos.